Um novo olhar sobre o por do sol!

13 Set


Bom, aqui estamos nós em mais uma segunda-feira. Hoje falaremos um pouco sobre o HDR e das novidades desta técnica/tecnologia.

Embora HDR (High Dynamic Range) não seja, nem de longe nem de perto uma novidade para o mundo, foi mais um daqueles conceitos que teve a necessidade de esperar que a tecnologia adereçada a mesma evoluísse o suficiente para que lhe pudesse ser dado o devido valor.

HDR quando surgiu à 20 anos atrás não conseguia nem por sombras ter o impacto que tem hoje, necessitava das maquinas de hoje (principalmente os computadores) para que o efeito fosse alcançado no seu máximo esplendor.

Hoje vê-se a aplicação da técnica em milhentos de lugares, desde as mais banais como as publicidades as fotos, jogos e agora finalmente ao filme.

Como sei quando é que uma imagem é HDR?

Por norma são facilmente identificáveis pelo seu realismo irreal. Talvez não seja a melhor maneira para me fazer entender, mas sem dúvida a mais acertada (ou não, sinceramente fica a vosso critério). As imagens HDR quando bem compostas dão um toque meio cartoon realista as imagens, de tal modo que, os detalhes ganham voz e dizem-nos, é real, é real, e logo de seguida as misturas e contrastes de tal modo agressivos que relembram-nos as nossas antigas BD’s ou uma ficção de realidade aumentada.

Basicamente é considerado HDR um conjunto de tons que joga com a luminosidade de uma determinada imagem, tornando-a assim mais vibrante e “eye catchy”. Para que exista o tal jogo há sempre a necessidade de haver duas imagens com exposições diferentes dessa mesma imagem, o que nem sempre é possível alcançar visto que um fotógrafo não possui a firmeza de um tripé e ou maquina. Felizmente as formas de implementar esta técnica são cada vez mais simples e económicas o que significa que dentro em breve podermos estar a observar uma nova geração de actores focados para jogos e ou cenas de animações HDR, mas isso deixemos para o editor de cinema opinar, visto que ele dá-me 100 a 0 no que toca a cinema.

Porquê falar de algo que já existe há 20 anos?

São inúmeras as coisas que nos passam ao lado, e nunca é de mais saber os bois pelos nomes. Embora a razão principal ter sido a realização do primeiro vídeo em HDR foi também porque acredito que já se tenham interrogado como foram obtidos tais efeitos em trabalhos do género.

Aqui fica o vídeo

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=14821961&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=1&color=&fullscreen=1&autoplay=0&loop=0

Feito pela  Soviet Montage Productions filmado por duas Canon EOS 5D Mark II DSLRs.

Aqui faço minhas as palavras publicadas no

Gizmodo

While they haven’t revealed yet just how they managed to layer two identical images perfectly, we do know that they used a beam splitter and the two DSLRs with varying exposures—one overexposed, and the other underexposed. There was no doubt many post-production processing tools were used here, but until Soviet Montage lets us in on their little secret, we’ll just get back to writing begging letters to Canon to include a HDR video setting in its cameras. [Soviet Montage via Planet5D]

Tradução aproximada – Enquanto não revelarem como conseguiram sobrepor de uma forma perfeita duas imagens idênticas de níveis de exposição diferentes, sim porque nos sabemos que usaram um divisor de feixe para separar os dois DSLRs com varias exposições, sendo um sobreposta sobre a outra.
Não há sobra de dúvida que foram usadas muitas ferramentas de pós produção, mas é assim, enquanto a Soviet Montage não revelar o segredo vamos escrever cartas a pedir a Canon para incluir uma configuração de vídeo HDR nas suas câmeras.

Se houver solicitação, pode ser que se venha a fazer um tutorial de Photoshop de como fazer uma imagem HDR, até então deixo aqui alguns links para os mais curiosos e algumas imagens fantásticas que usam e abusam esta técnica.

Saber mais detalhes técnicos do HDR aqui.
Pack de Imagens fantásticas para download aqui.
Curiosidades para os Apple boys & ladys – O Iphone 4 tira fotos HDR
Que programa (serie, filme, jogo, comics, etc) gostaria de experimentar com imagem HDR ?

5 Respostas to “Um novo olhar sobre o por do sol!”

  1. Ana Setembro 13, 2010 às 7:30 pm #

    Não percebendo muito sobre fotografia,apenas como apreciadora…devo dizer que o efeito é espectacular… Consegue ao mesmo tempo transportar-nos para dentro da fotografia..e ao mesmo tempo, parece tão irreal,que não poderíamos “caber” dentro dela… Lá vem o velho ditado (e nao sendo grande fã de ditados populares) “uma imagem (por vezes…”acrescento eu”…🙂 ) vale mais que mil palavras”. 🙂
    Na minha opiniao penso que a série “sobrenatural” ficaria muito bem neste formato…

  2. dardevelin-blogtastico Setembro 14, 2010 às 10:49 am #

    @ANA, também acho que a série “sobrenatural” ficaria bem com esta técnica, mas, e repito mas, se apenas fossem algumas cenas em HDR, acho que um filme e ou série totalmente em HDR seria desvalorizar o impacto.

    Agora para os Gammers estou certo que anseiam que se consiga fazer o contrario também, pegar em imagens HDR e transformar em humanos, e ai, teríamos jogos com uma qualidade simplesmente Brutal.

    As consolas em geral têm um bom leque de jogos com bom grafismo e a ps3 dá largas provas do seu HDR.

    Alguns jogos
    uncharted 1 e 2
    infamous

    Adicionem mais a lista😀

  3. Ana Setembro 16, 2010 às 11:48 am #

    Concordo plenamente…so algumas cenas e so em algumas temporadas…🙂
    Quanto a jogos…ver um “kratos” real…seria uma experoência no minimo….interessante!🙂

  4. daniel baptista Setembro 22, 2010 às 4:08 pm #

    a este HDR, teremos que esperar para ver! È preciso começar a ser aplicado em longas-metragens, e em larga escala. Para o observarmos na sua totalidade, e termos uma ideia mais concreta das suas reais potencialidades. Pelo que se viu até agora em fotografia e vídeos de pequena duração, parece ser uma mais-valia! Mais isso só não chega, um dos requisitos fundamentais para o seu sucesso, serão os custos…
    Os vistavision Technicolor (cinemascope), dos anos 50, são dos formatos que produziram das melhores imagens cinematográficas de sempre (Intriga Internacional, Ben Hur, Vertigo, etc.) Mas foram abandonados dado o elevado custo.

  5. dardevelin Setembro 22, 2010 às 4:32 pm #

    Pois, lá esta, as ditas questões que só os mais entendidos na área do cinema poderiam responder.😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: