PR2, O NOVO AMIGO!

30 Ago

Já não há duvidas, estamos na era digital, a vida sempre foi cheia de surpresas, a tecnologia evolui, um novo tipo de realidade cria-se. Já aqui falamos de muitas inovações, e 2010 parece estar a ser um ano repleto de engenhos, trazendo-nos opções ecológicas e realistas perante as consideradas “novas necessidades”. Hoje trazemos até si um Robot que promete revolucionar.

Há muito que se sonha e pensa sobre como seria um mundo sem trabalhos pesados. O Homem sem dúvida já deixou a sua pegada neste universo com as suas construções. As máquinas foram criadas de modo a ajudar o Homem aumentando a sua produtividade com menor esforço. Estamos conscientes que nem tudo que a tecnologia nos trouxe foi benéfico, mas numa analise de prós e contras creio que o balanço ainda seja positivo na grande maioria dos casos.

Uma vez quebrados os tabus rapidamente se observou que poderíamos retirar muito mais das tecnologias.

Do trabalho ao entretenimento e agora a eventual companhia, as mudanças são sem dúvida arrasadoras o que nos faz reflectir.

O Homem sempre tentou recriar-se, passou por diversos campos onde projectou aquilo que julgara sobre si mesmo. Vemos os reflexos dessas mesmas projecções estampadas em todas as criações do Homem de inúmeras formas. Do retrato aos bonecos até aos robôs, já não é nada incomum aos nossos olhos.

Mas passando ao assunto que nos trouxe aqui hoje. PR2 (Personal Robot, Robô pessoal) é um Robô que visa atender as necessidades de uma casa. Não quero dizer que é desta que se livra da sua empregada doméstica (pelo menos para já), mas sim que agora não se trata de mais um mero projecto como muitos vistos até hoje, este foi e esta a ser construído para que possa adquiri-lo e para que possa de facto usufruir do mesmo em sua casa.

Os desenvolvedores deste robô dizem que ele é robusto o suficiente para poderem ser feitos testes no próprio robô em si, ou seja os custos do mesmo não são mega acrescidos para que não se possa efectuar testes práticos, o que nos permite acreditar que será possível implementa-lo no mercado. Tanto que a equipa objectiva disponibiliza-lo para venda já no próximo mês contudo ainda não divulgaram mais informações sobre a data e ou preço.

Esta equipa da Willow Garage é já conhecida pelos seus trabalhos nomeadamente na criação de hardware e software para robôs. Devo também citar que este projecta esta a ser realizado em parceria com a Universidade da Califórnia-Berkeley.

Trata-se de um projecto acessível visto que o código do software é open source o que permite cada um chegar e implementar as suas novas ideias no seu robô.
Algo que pode ser considerado um problema é o facto que o robô ainda é muito lento a executar as tarefas.

Poderão saber mais detalhes sobre o PR2 no site oficial:
Willow Garage

Mas agora deixo-vos alguns vídeos das actuais funcionalidades deste menino (ou menina).

http://www.youtube.com/v/HMx1xW2E4Gg?fs=1&hl=pt_PT&color1=0x234900&color2=0x4e9e00

http://www.youtube.com/v/gy5g33S0Gzo?fs=1&hl=pt_PT&color1=0x234900&color2=0x4e9e00

4 Respostas to “PR2, O NOVO AMIGO!”

  1. Ana Agosto 31, 2010 às 12:23 am #

    Concordo que nem tudo o que a tecnologia nos trouxe foi benefico…Mas é inegável que muitas dessas inovaçoes tecnologicas melhoraram,em muito, a qualidade de vida de muitas pessoas….nesta perspectiva concordo e apoio os chamados “avanços tecnologicos”…
    Agora um robot destes….acho que (mesmo lento)…em certas ocasioes…dava muito jeito…🙂

  2. dardevelin-blogtastico Agosto 31, 2010 às 12:30 am #

    @Ana, boas, em primeiro lugar quero agradecer por ter comentado. Quanto a lentidão acho que ainda é muita, como pode ter reparado ele demorou cerca de 100minutos mais de hora e meia para analisar e dobrar as toalhas. O video foi acelerado 50x .

    Mas sim já dá para deixar de ir buscar copos de “sumo” para não dizer outras coisas “alcoólicas”😄

  3. daniel baptista Setembro 1, 2010 às 12:10 pm #

    100 Minutos ou 200 min, desde que ele fize-se! Então se engoma-se,Lol…

  4. dardevelin Setembro 1, 2010 às 12:13 pm #

    @daniel, lol nem quero imaginar o tempo😄

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: