O salto da brincadeira para a realidade.

27 Ago

É comum olharmos para os nossos dispositivos electrónicos quase sem carga e dizermos que este já tem fome, pois é, em breve não haverá frase que faça tanto sentido.
Pode até parecer ridículo, mas depois de ler este artigo certamente irá reponderar.
Vários estudos foram e ainda estão a ser realizados sobre como desenvolver formas mais ecológicas de obter energia, pelo que aparenta em breve vamos dar alimentos verdadeiros aos nossos equipamentos.

Shelley MinteerO tema foi apresentado pela Cientista Shelley Minteer no 24º encontro nacional da Sociedade Americana de Química.

Tudo começa quando começamos a olhar no que já existe em busca de respostas a problemas do mundo actual.
As dúvidas sobre o funcionamento da vida são persistentes e atormentam os cientistas há séculos, contudo algumas barreiras já foram quebradas o que hoje nos permite percepcionar muitas coisas de forma diferente.

Na minha opinião a complexidade das coisas consiste precisamente das lacunas encontradas nos elementos mais simples. Parece que de algum modo existem dados que acordam com a minha teoria.

MitocondriaFoi através de um organelo que embora importante tem um funcionamento relativamente simples.
A resposta parece constar nas Mitocôndrias, extremamente abundantes na vida celular, de estrutura esférica ou em forma de bastonete, apresenta duas membranas, uma externa, lisa, e outra interna que forma invaginações para o interior, designadas cristas mitocondriais. É na membrana interna das mitocôndrias que se localiza a cadeia respiratória.
O interior das mitocôndrias é ocupado pela matriz mitocondrial, onde se encontram enzimas, ribossomas e DNA. É na matriz das mitocôndrias que ocorrem duas etapas da respiração aeróbia, a formação da acetil-coenzima A e o ciclo de Krebs.

Traduzindo para miúdos, é o organelo responsável pelo processo de respiração celular, as mitocôndrias são consideradas as centrais enérgicas da célula, produzindo a energia (ATP) necessária para o metabolismo celular.

Esta poderosa fonte de energia que nos mantém vivos pode ser usada para outros fins.
A ideia passa por poder um dia substituir as actuais baterias por “baterias” que contenham no seu sistema mitocôndrias. A Universidade de Missouri inventou e desenvolveu uma nova célula combustível com base nesses chamados de “organelos” (órgãos internos das células).
A célula de combustível é capaz de se alimentar de açúcares e gorduras tal como as mitocôndrias.

“Essa é a primeira demonstração da nova classe de biocombustíveis celulares“ disse Shelley Minteer quando apresentou o relatório.
Quanto mais desenvolvidos forem esses dispositivos, maior será o seu potencial, podendo substituir as baterias, quer estas sejam descartáveis ou recarregáveis traduzindo-se numa nova ampla variedade de electrónicos.” É o tal primeiro dispositivo com base em uma das partes microscópicas dos bilhões e bilhões de células que compõem o corpo. “

A natureza já faz por si mesma a parte mais complicada, visto que estes organelos usam uma substância química sendo esta o piruvato, que transforma em outra substancia química ATP (Adenosina Trifosfato, ou seja, energia usada pela célula quando necessário).

O relatório publicado na Nacional 240 Reunião da American Chemical Society, afirma que a mitocôndria de uma pessoa típica produzir e reciclar uma quantidade de ATP igual ao peso do corpo. Este relatório foi o principal gatilho para que os cientistas tivessem a ideia de fazer uso de gorduras e açucares para produzir electricidade assim como outras células de combustível biológico fazem para produzir Hidrogénio, por exemplo.

Na minha opinião uma das coisas mais fascinantes deste projecto é que está a fazer-se uso de poluentes para produzir energia.
Como aprendi logo nas primeiros “passos” no mundo da física, Nada se perde, tudo se transforma.”

Em breve quem sabe não somos apanhados a partilhar uma Coca-Cola com o nosso telemóvel.

Isto até me faz lembrar a saga Regresso ao Futuro.

7 Respostas to “O salto da brincadeira para a realidade.”

  1. Ana Agosto 28, 2010 às 2:23 am #

    O telemovel,assim como outros aparelhos,ja nos acompanham, preticamente para todo o lado,,,partilhar mos algo nosso com eles (sem ser o nosso orçamento🙂 ) parece uma ideia concebivel…
    Num aspecto mais serio.. é bom saber da preocupaçao ambiental e que se estao a tentar encontrar soluçoes mais ecologicas…

  2. dardevelin-blogtastico Agosto 28, 2010 às 2:49 am #

    @Ana, em primeiro lugar obrigado pelo seu comentário. Quanto ao que disse, concordo, restam apenas as duvidas a que custos terão estas mudanças. O sector alimentar tem vindo a ter alguns problemas relevantes, será que isto vai agravar? Tenho investigado mas…

  3. Ana Agosto 28, 2010 às 10:32 am #

    O problema reside mesmo aí…por vezes as alternativas (as mais ecologicas) acabam por ser mais dispendiosas, e logo não serão acessíveis a todos os sectores da populaçao…

  4. dardevelin-blogtastico Agosto 28, 2010 às 5:38 pm #

    @Ana, Mas resta saber os custos humanos. Já estamos habituados a ter despesas monetárias e por vezes até humanas, resta saber qual será a imensidão dos custos humanos, isso sim preocupa-me 0.o

  5. Ana Agosto 28, 2010 às 5:50 pm #

    Os custos humanos, se nao sao,na minha opiniao,deveriam ser preocupaçao de todos..mas la esta…penso que a sociedade ainda nao esta “muito para ai virada”

  6. dardevelin Agosto 28, 2010 às 5:53 pm #

    @Ana, infelizmente é uma realidade. O facto da sociedade não estar virada para os problemas de grande escala esta a tornar-se cada vez mais comum.

  7. Ana Agosto 28, 2010 às 11:07 pm #

    Só haverá uma soluçao…Mudança de mentalidades!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: