As portas do Submundo da internet

23 Ago

Hoje venho falar-vos dos últimos BUMS do submundo dos Crackers e Hackers. Como sabem, tanto os hackers como crackers são por norma indivíduos dotados de habilidades informáticas que os permitem aceder a sistemas muito bem protegidos.
Saiba alguns dos últimos furores que têm ocorrido nos últimos tempos.

Um computador pode sofrer inúmeras alterações, assim como a manipulação do mesmo pode servir para diversas tarefas. Normalmente os crackers usam o seu conhecimento para actos malignos como já foi aqui citado no Blogtástico. Uns por diversão, outros em modo de desafio e outros ainda em roubo de identidade treinam arduamente para conseguir quebrar as barreiras lógicas dos sistemas de segurança.

Sendo assim toda a artimanha que sirva ao individuo será útil.

Alguns anos atrás era seguro possuir uma palavra-chave menor que as que se usam actualmente. Os ataques virtuais não só eram menos frequentes, mas também como menos perigosos. A verdade é que hoje em dia pode-se saber quase tudo sobre todos na internet.
Grandes crânios souberam como tirar proveito das antenas wireless de modo a quebrar palavras-chave, isto porque os processadores na altura eram muito menos potentes.

Embora actualmente estes terem uma potencial considerável os níveis de segurança também aumentaram voltando a fazer com que a unidade cpu( de processamento ) volte a ser pouco potente para a tarefa, o que transforma um ataque rápido num ataque de horas, por vezes até anos.

O uso dos chips das antenas wireless deixou de ser suficiente dado ao número de caracteres usados nas nossas chaves de segurança, acontece que os crânios voltaram a fazer das suas e agora conseguem usufruir do poder das placas gráficas (isto porque estas têm uma aceleração maior que o habitual, dado ao facto que efectuam o manuseamento de gráficos 3D na maioria das vezes).

Para estabelecer uma palavra chaves mais segura devera pensar, como posso eu criar uma chave difícil de aceder. Uma chave segura devera conter no mínimo 12 caracteres tornando assim a quebra da mesma mais difícil, tão difícil que até o novo método (demora um bom tempo).

As placas de vídeo podem estar a tornar-se verdadeiras substitutas de memória para os nossos computadores acredita que a evolução das gráficas esta mesmo a chegar a esses patamares?

Curiosidades,

A ps3 já foi hackeda, contudo ainda não foi experimentado o hack em todas a versões da consola. Deverei também citar que o hack consiste numa alteração pequena do hardware do equipamento e a introdução de um sistema no equipamento.Prontos para ver a reacção da Sony? Deixem as vossas opiniões sobre os assuntos. A equipa Blogtástico ainda quer acurar mais casos de modo a publicar material sólido, contudo a base está toda cá.

As Grandes empresas do mercado de hardware gráfico, nomeadamente Nvidia e a Ati chegaram a apelar a precaução aos seus utilizadores, Agora sim já podemos começar a entender a aquisição da McAFee pela Intel que valorou os 5milhoes e, e…

As dicas passadas por especialistas no assunto dizem que o melhor tipo de senhas para usuários domésticos é composto por códigos que mesclam números, letras e caracteres especiais. Mas se você está pensando em criar senhas com centenas de caracteres, saiba que não é preciso tanto. Senhas de pelo menos 12 caracteres já começam a ser suficientes.

Outra dica importante é: não utilize a mesma senha para emails pessoais e redes sociais. As redes sociais são muito mais visadas pelos invasores e, por isso, abrem portas muito facilmente para invasões de outras contas.

3 Respostas to “As portas do Submundo da internet”

  1. Ana Agosto 23, 2010 às 6:17 pm #

    Será, possivelmente, das coisas que mais assusta quem navega na internet: a hipótese de acederem aos dados mais reservados…
    Principalmente quem usa o acesso a serviços bancários atraves da internet vive sempre com o receio de que a palavra passe seja decifrada por alguém e que esse alguem aceda ás contas (o aceder nao seria o mal maior…o “tragico” seria fazerem uma “limpeza” à dita conta….)
    Penso que, por muito originais que sejamos na escolha de palavras . passe..esse sera sempre um risco que iremos ter de correr (ou pelo menos pensarmos nesses riscos…)
    Agora imagine-se palavra passe para cartao multibanco, para telemovel, para aceder à internet,para aceder a determinados serviços, realmente haja imaginação…🙂.

  2. dardevelin-blogtastico Agosto 25, 2010 às 5:41 pm #

    @Ana, Em primeiro lugar obrigado por deixar o seu comentário, é verdade que as senhas são sempre um inconveniente e que a falta de conhecimento avançado traga medo aos utilizadores, dai acharmos importante alertar e realçar a importância de ser um utilizador informado. Damos o nosso melhor para contribuir para isso.
    Quanto as pessoas que usam muito sistemas bancários online e principalmente que movimentem quantias significativas deverão sem duvida apostar numa maquina Macintosh ou Linux, visto que são sistemas que possuem o menor risco.

  3. Ana Agosto 26, 2010 às 11:30 pm #

    Não so acho importante, o vosso papel de “alertar e realçar a importância de um utilizador informado”, como acho que estao a prestar um grande serviço publico…. Nos dias de hoje, nas diferentes vertentes da vida….a prevençao acaba mesmo por ser o melhor remedio…
    Obrigada!
    Continuaçao de um bom trabalho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: