Actualizações Criticas Salvam Carteiras!

13 Ago

Animação ilustrativa do artigo BlogtásticoWindows Update é o programa de actualizações do Windows que serve para poupar trabalho ao utilizador. Muitas das vezes vemos o aviso de que existem novas actualizações, mas será que todas as actualizações servem os interesses da nossa máquina? É sobre isso que iremos falar hoje.

O Windows Update surgiu com Windows 98, antes de isso, actualizar uma máquina com o sistema operativo Windows era uma bela ginástica, todo o processo era horrendo, verificar quais os programas desactualizados, proceder ao download dos ficheiros e por ventura proceder a sua actualização. Hoje fazemos uso do Windows Update, que felizmente faz todo o processo por nós.

Em tempos foi aqui falado no Blogtástico, como poupar o tráfego da nossa Pen Banda Larga, uma das dicas foi mesmo desabilitar a actualização automática do Windows. Como muita gente esquece-se de que no meio de inúmeras actualizações de regulação existem outras extremamente importantes, venho alertar-lhes e de certo modo instruir-lhe como proceder em alguns casos.

O próprio Windows Update já faz grande parte do trabalho por nós, separando as actualizações Importantes das Opcionais, ainda assim devemos verificar e delimitar quais iram realmente afectar a forma como usamos o nosso computador. Actualizações de segurança nunca devem ser ignoradas, a menos que tenha conhecimento sobre que elementos irão incidir, e de preferência que tenha uma solução para essas mesmas incidências. Isto porquê?

Imagem do cavalo de Tróia da Historia GregaNo passado dia 11 o Daily Mail noticiou a descoberta de um Trojan Horse, terrível para quem faz uso dos serviços bancários online. Embora o Trojan já ter sido identificado ainda continua a correr devido a falta de precaução das pessoas. Presume-se que tenham sido atacadas mais de 3000 contas bancárias, sendo o número confirmado 3000. Os ataques ocorreram maioritariamente no Reino Unido, mas quando se trata de Internet não existem locais isolados.

Presume-se que o ataque tenha sido iniciado no dia 5 de Agosto, contudo os técnicos da Microsoft assim como das diversas empresas de antivírus reuniram os seus esforços para parar com o mesmo, prova disso foi o lançamento de 15 actualizações de segurança no dia 11 de Agosto, agora disponíveis através do Windows Update. Se é um utilizador atento, já deverá ter reparado que normalmente não saem grupos grandes de actualizações Importantes a excepção dos chamados SP (Service Pack).

Aqueles que neste momento interrogam-se sobre como conseguiu este Trojan manter-se indetectável por tanto tempo, é simples e complexa. Mas vamos lá traduzir isto para miúdos.

A função principal de um Trojan é dar acesso do seu computador ao criador, contudo para que o sistema faça isso requer uma ligação. Os criadores deste tipo de programa malicioso têm vindo a acrescentar funcionalidades tornando-os uma ameaça bem maior.

Um exemplo disso é o Trojan usado nestes ataques, ao que consta o programa não só roubava os dados de acesso das contas bancárias, como ainda criava um estrato fictício que era implementado nos sistemas bancários após a movimentação de dinheiros, o que o fez não sobressair por muito mais tempo. Afinal uma simples consulta ao saldo bancário não era suficiente para o detectar como aconteceu com outros ataques similares no passado.

Por isso vale a pena estar atento, manter o seu sistema actualizado e protegido para que possa navegar em segurança, e quando não puder actualiza-lo evite a ida a sites suspeitos, os downloads etc. E quando tiver notícias de actualizações importantes, trate de providencia-las ao seu computador o mais rapidamente possível.

Uma resposta to “Actualizações Criticas Salvam Carteiras!”

  1. Ana Agosto 13, 2010 às 11:00 am #

    A questao da segurança sera sempre um das principais preocupaçoes para quem navega na internet. Ate que ponto os nossos dados estao, ou nao, protegidos?
    Artigos como este sao sempre uma mais valia!
    Obrigada pelo alerta!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: