Túnel Ambulante, o Autocarro do futuro!

9 Ago

Quantas não foram as vezes que saiu do trabalho e ficou a espera pelo autocarro e depois ainda teve um trânsito infernal?
Ou mesmo para os condutores, esperar que o autocarro arranque para poder continuar.
O inferno entre os autocarros e os condutores esta prestes a acabar.
A empresa chinesa Huashi Future Parking Equipment apresentou ao mundo um novo conceito de autocarro que promete minimizar os problemas e transtornos causados pelo congestionamento das estradas.

Trata-se de um autocarro que permite que os carros menores passem por baixo enquanto contínua a sua viagem. Pode-se mesmo dizer que é uma espécie de túnel ambulante. Espera-se grandes melhorias nos sistemas de trânsito das grandes metrópoles, nomeadamente Pequim, visto que é onde será implementado e onde se têm uma grande necessidade de aumentar o número de transportes com pouca área para implementação dos mesmos.
O intuito é diminuir as filas nas ruas oferecendo uma forma rápida e confortável aos utilizadores.
Claro que este tipo de projectos são bem-vindos, mas nem por isso vêem-se livres das análises minuciosas sobre os prós e contras da sua implementação.

Os especialistas tiveram em conta os sistemas de transporte existentes até a data de modo a verificar se as ditas vantagens seriam realmente suficientes para a mudança.
Trata-se de um transporte amigo do ambiente, visto que é movido por energia eléctrica, mas o melhor dado agregado ao uso da energia eléctrica é precisamente o quanto se poupa o meio ambiente. Estudos afirmam que será possível poupar cerca de 860 toneladas de combustível por ano, o que significa uma redução de 2,640 toneladas de emissões de dióxido de carbono.
Em acrescento ainda serão implementados painéis solares de modo a ajudar a diminuir os custos energéticos do mesmo.
As vantagens previstas no uso deste sistema são muito similares as encontradas com o aumento da rede metropolitana, contudo este autocarro traz poupanças descomunais visto que a sua implementação é cerca de 90% mais barata e num menor espaço de tempo, correspondendo aproximadamente 1ano 40quilometros ao passo que para o metro seria no mínimo 3anos.

O Estado consegue poupar mais ainda, visto que não necessitará de parques de estacionamento especiais, bastando apenas parar o veículo na própria paragem.

Visto o lado funcional deste autocarro e as suas vantagens, vem a forma de como este poderá integrar-se na sociedade.

http://www.umiwi.com/video/1541.swf

Com certeza que se as medias de precaução não fossem devidamente planeadas iriam ocorrer inúmeros acidentes, pois carros a passarem num espaço limitado por debaixo de um autocarro que leva entre 1200-1400 passageiros poderia tornar-se numa grande catástrofe. De modo a prevenir estes autocarros terão instalado sensores e painéis que dão avisos aos condutores se têm um veículo que possa circular dentro por baixo do autocarro ou mesmo se encontram-se demasiado próximos.

O uso destes painéis possibilitará avisar os condutores de que o autocarro vai virar, podendo assim deixar a critério do mesmo se continua o caminho com o autocarro ou se para seguindo o seu caminho facilitando a circulação pela cidade.

Parece que o povo Chinês esta com sorte.
O projecto já esta a ser avaliado perante os tramites legais permitindo que, se tudo correr bem no inicio da obra no final deste ano.
Foi planeada uma área de 186km como fase inicial do projecto.

E você? Gostaria de ver este tipo de sistema em Portugal?
Acha que seria possível aplicar em Portugal? Sim, Não?
Acha que sentir-se-ia confortável ao viajar a 4-4.5metros de altura do solo com carros de baixo de si?

PS: Para os mais curiosos deixo a fonte, onde contem mais detalhes sobre o projecto e de como será implementado. De qualquer uma das formas tentamos incorporar os aspectos chaves do projecto neste pequeno artigo.

Fonte: China Hush
Língua da Fonte: Inglês

2 Respostas to “Túnel Ambulante, o Autocarro do futuro!”

  1. Elton Nunes Agosto 9, 2010 às 11:41 am #

    grande sistema, claro que com ainda algumas questões e pontos a rever mas a ideia é bastante inovadora e a principio amiga do ambiente…se o mundo ou pelo menos parte dele continuar com estas grandes ideias…estamos no bom caminho🙂

  2. Ana Agosto 9, 2010 às 11:55 pm #

    Uma ideia original,sem duvida!! O trânsito passaria,deste modo, a ser “visto” de uma outra forma..
    E esta alternativa sendo amiga do ambiente,terá sempre algo a favor..
    Potugal apostar num projecto assim?confesso que tenho duvidas…..Mas ..podem haver sempre surpresas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: