A ocasião faz o momento!

30 Jul

Enquanto navegava hoje por alguns dos sites que visito com alguma frequência através do meu Smartphone, lembrei-me do tempo da internet discada, e senti que o tempo realmente anda depressa. Um factor que desprezamos muitas vezes no nosso dia-a-dia.
A internet tem vindo a passar de algo que era de acesso privilegiado para se tornar algo comum acessível a todos. O que é óptimo, mas por outro lado traz a necessidade de massificar os meios de acesso a mesma.
Inicialmente era inimaginável andarmos de portátil em punho, e muito menos com a internet móvel, mas a verdade é que hoje basta termos um telemóvel “médio” para o efeito.

E é sobre isso que vamos falar hoje.

As empresas rapidamente entenderam que era importante estarem representadas nas diversas frentes do comércio, de modo a singrarem na publicidade e consequentemente traduzir-se num reconhecimento pelo seu público-alvo.
Tudo começou pelos jornais, que embora poucos pudessem lê-lo na altura do seu aparecimento, e dado ao seu custo (visto que era uma área pouco explorada) foi o 1º ponto de partida.
Dos jornais aos cartazes foi um estalar de dedos, o uso do desenho na criação dos logótipos para criar uma imagem que identificasse uma marca, foi talvez um dos maiores passos em direcção ao reconhecimento globalizado do público-alvo de “X” empresa.

Mas depois surgiu o rádio, que veio dar um novo “BUM”, pois este permitia que, quer os alfabetizados quer os analfabetos pudessem estar a par das novidades. E começou uma nova era de publicidade.
É quando chega a caixa mágica que a escala rebenta, gera-se mais um meio de publicidade.

A televisão foi tão bem aceite que as pessoas guardaram os seus rádios e já não querem outra coisa, como ainda se pode constatar nos dias de hoje.
Mas com isto tudo chegamos a internet que actualmente junta o melhor dos quatro mundos, a escrita, a imagem, o som e o vídeo.
tornando-se a nova potencia.
A evolução tecnológica obriga as empresas a racionalizarem novas estratégias de marketing e como a Web é tão vasta as ideias começam a não ser suficientes para todos.

Começam a estabelecer-se padrões e formas de publicitar, passando a dar-se um maior relevo ao conteúdo.
Dado aos novos telefones de ultima geração, capazes de aceder ao vasto mundo que é a internet, surge um novo dilema, pois as paginas de internet são concebidas para computadores, e por muito que um telemóvel suporte a leitura do mesmo não há nada como ter 100% de compatibilidade entre o site e o equipamento que o acede. Para isso a industria das telecomunicações criou o acesso WAP, e como de esperar passou há haver mais um formato disponível.
Parece que este formato é simplesmente o melhor devido a sua portabilidade.

Embora contenha ainda algumas limitações já podemos ver esforços por parte das empresas para combaterem essas mesmas limitações (que esperemos serem vencidas).

Por isso deixamos aqui um exemplo de excelência de mais um site que se torna amigo de um ambiente móvel. O jornal Ocasião expande-se para este formato podendo estar assim ligado aos seus utilizadores em todo lado.
Traz um aspecto moderno e limpo aproveitando-se do estilo da nova moda de navegação de telefones criando menus simples e de fácil acesso.

Entende-se que ainda exista relutância quanto a aderência deste formato, pois os telefones estão com cada vez com menos limitações, mas se, lembrarmo-nos que a internet é o futuro, e que, as plataformas têm tido um aumento de peso (relativamente ao valor de transferência de dados) não seria nada descabido possuir um formato mais económico.

Confira a iniciativa do Blogue Oficial do Jornal Ocasião
Visitando-os no www.ocasiao.pt via computador
E http://m.ocasiao.pt via móvel.

Veja algumas imagens de como será a sua visita através de um Smartphone.

Deixe-nos o seu feedback quanto a estas iniciativas.
Também é um adepto da navegação móvel?
Como acha que será no futuro?

3 Respostas to “A ocasião faz o momento!”

  1. Ricardo Julho 30, 2010 às 6:07 pm #

    Não será http://m.ocasiao.pt/ sem til…
    🙂

    Bom artigo.
    Abraço!

  2. Ana Julho 30, 2010 às 9:37 pm #

    Não sendo, provavelmente🙂 das pessoas que mais usam o tlm para navegaçao na internet, creio que esta será uma das modalidades mais utilizadas no futuro, até porque as próprias marcas de tlms apostam muito nesta vertente e melhoram os seus equipamentos de acordo com o objectivo primordial de termos a internet “sempre” disponivel onde quer que estejamos…
    Parabens pelo artigo..:)

  3. dardevelin-blogtastico Julho 31, 2010 às 5:08 am #

    boas,
    @ricardo
    tens toda a razao, vou ja tratar disso.
    desculpem o meu lapso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: