Microsoft comete suicídio publicitário!

19 Jul

As empresas estão sempre a procura de novas formas de atrair novos utilizadores e de entusiasmar os velhos também. Nos últimos tempos a taxa de crimes cibernéticos tem vindo a aumentar em pico. Muitas das vezes que “ouvimos” falar em crimes cibernéticos e fraudes, estamos a falar de phishing.

O que é phishing? Phishing significa pesca, isto numa tradução literal. Mas aqui neste caso estamos mesmo a “falar” sobre apanhar alguém de surpresa e engana-lo, é o famoso roubo de identidade. A técnica de phishing consiste em recriar um sistema credível para o utilizador, de modo a que este introduza os seus dados pessoais dando assim acesso a uma infinidade de acções maliciosas. A Web é muito vasta, e se não temos cuidado, podemos ser vítimas de inúmeros fraudes. Infelizmente é uma realidade.

Mas o que isto tem a ver com a Microsoft? Como se tem visto ao longo do tempo, por vezes não é a super qualidade de um produto que o faz vender, mas sim a forma que ele é apresentado ao publico.

A Microsoft, possuidora do navegador mais usado do mundo, o Internet Explorer, faz uma campanha publicitária a favor do seu navegador afirmando que este é o mais seguro. Os métodos de publicidade desta empresa sempre foram surpreendentes. De modo a fazer um estudo, e a dar uma lição a irresponsabilidade das pessoas quando cedem dados a serviços que desconhecem, a Microsoft decidiu fazer um phishing não virtual. Ou seja, juntaram uma equipa de actores (sem qualquer experiencia no ramo financeiro), e montaram um espaço extremamente semelhante a um banco que por sua vez apresentava condições muito aliciantes.

Viu-se rapidamente imensos aderentes deste banco fictício, mesmo com o facto de durante a abertura da conta bancária lhes fosse feita uma serie de perguntas particulares referentes a vida pessoal do cliente. O espanto foi, que a grande maioria dos utilizadores, respondeu sem hesitar.

A Microsoft lançou os seguintes dados:
No final destes dois dias a soma dos dados fornecidos pelos indivíduos corresponde a:

18 Números da segurança social
6 Números de cartão de crédito
11 Impressões digitais do polegar
6 Números de contas bancárias
3 Amostras de ADN( ex: fio de cabelo)
3 Pin do cartão multibanco

Depois foi ainda criado outro negócio, em apenas 24horas, simulando uma loja que averigua o passado genético da pessoa, dando heranças que não foram levantadas (se pertencente a família da herança em questão)
A verdade é que em apenas 6 horas os Nova Iorquinos cederam
5 Números da segurança social
2 Números do passaporte
6 Nomes de mãe (nome de solteira)
1 Pin do cartão multibanco
4 Provas de ADN forncendo um fio de cabelo
2 Impressões digitais 1 Musica favorita do karaoke

Já imaginou o que se pode fazer com estes dados?

Sabia que pode ser incriminado num crime? Basta plantar provas (colar o seu cabelo na cena do crime) entre outras coisas, como fazer passar-se por si. No final, a pessoa que fez a inscrição é alertada que foi vitima de um apanhado ( o qual se poderia tornar muito grave se fosse verdade ).

De uma vista de olhos http://www.youtube.com/v/PcdEojQrIpQ&hl=pt_PT&fs=1?color1=0x234900&color2=0x4e9e00

Ok, até agora nada de errado. Mas será mesmo? Caso não se tenha apercebido, estamos a falar da publicidade do Internet Explorer 8. Sim e depois, que tem?

Hora veja a imagem “editada” correspondente ao intervalo dos 6segundos – 8 segundos…

A Microsoft publicita o seu navegador como o melhor, como o mais seguro, e durante a publicidade faz uso do Firefox. Muitos utilizadores olharam com péssimos olhos a esta publicidade, porque embora muito verdadeira (quando fala-se dos perigos de internet) deixa a impressão de que engana o utilizador.

Mas então ficam as questões no ar:

Será que foi intencional, deixando a impressão de que usando o Firefox, será enganado como as pessoas do banco? Ou será um lapso, e como as publicidades custam balúrdios não foi editada? Deixe a sua opinião, sobre a arte ou morte do artista.

4 Respostas to “Microsoft comete suicídio publicitário!”

  1. Ana Julho 19, 2010 às 3:09 pm #

    Por vezes as tecnicas de publicidade destas empresas sao um pouco rebuscadas,por isso podera ser intencional.
    A questao da segurança continua a ser importante e é natural que tentem melhorar esse aspecto,principalmente no que toca a privacidade de cada um…

  2. blogtastico.com Julho 19, 2010 às 3:43 pm #

    “A Microsoft, possuidora do navegador mais usado do mundo, o Internet Explorer”

    Desculpa mas a firefox é a mais usada, acho eu…

  3. dardevelin Julho 19, 2010 às 3:48 pm #

    Boas,
    Se o firefox fosse o mais usado, não existiria a constante guerra entre os designers e a microsoft.

  4. Doppel Julho 21, 2010 às 7:34 pm #

    Dizem que o IE é o mais usadomas grande parte das pessoas usa o navegador pre instalado no window$ bah..

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