Sem Net outra vez? Basta!

16 Jul

As Pens banda larga são cada vez mais frequentes entre os utilizadores da internet, especialmente nas camadas mais jovens através do programa e-escola.
A verdade é que estas Pens possuem limitações. Saiba como gerir o seu tráfego mensal de forma eficiente.

Quantas não foram as reclamações feitas pelos utilizadores as redes provedoras destes serviços?
Quantas não foram as vezes que viu o seu Tráfego de 1Gb mensal acabar em poucos minutos?
A verdade é que por muitas das vezes queremos os produtos para ontem, e esquecemos de nos informar antes de usar.
A realidade é que a grande maioria dos utilizadores não sabe sequer o verdadeiro significado de tráfego mensal nestes casos.

O que é o tráfego mensal?

Tráfego mensal aqui corresponde a, nada mais do que a quantidade de dados que pode transferir durante o período de um mês.

Ok, até aqui nenhuma novidade. O boletim informativo fala em download e upload, mas o utilizador comum, por muita das vezes associa a palavra download exclusivamente ao facto de baixar um software que vai permanecer em seu computador, ou ao baixar uma música, filme, etc. A realidade é, que ao abrir uma pagina Web, ou mesmo ao simplesmente utilizar o Messenger, existe download, existe troca de ficheiros. Toda a informação que você recebe, seja na forma de texto, imagem, cor, som, vídeo é um download, o seu computador recebe estes dados, e aqui começa o primeiro passo para entender o que é realmente um download.
Por norma logo de seguida surge a dúvida do que é um upload.


O que é o Upload?

É considerado upload toda a informação que sai do seu computador para a internet, seja esta sobe qualquer forma. Até é costume dizer-se que os computadores falam entre si, porque cada vez que desejamos aceder a qualquer informação através da internet o nosso computador envia o nosso pedido em forma de upload e recebe a resposta em forma de download.

Ou seja, se você estiver a enviar uma fotografia para um amigo seu, você esta a fazer upload, mas já o seu amigo que recebe, esta a fazer download, resumindo mais tráfego que é gasto.

O tráfego mensal é a soma dos dados enviados por nos com os dados recebidos, não é por um site dizer gratuito que significa que não nos vai custar. Directamente, pode até não custar, a nível monetário, mas o seu tráfego obviamente ira ressentir-se.

Mas passando ao que realmente importa, como poupar este precioso tráfego?

Um utilizador atento e controlado consegue monitorizar eficientemente os seus gastos tirando o máximo proveito do mesmo.

Algumas dicas úteis de como poupar o seu tráfego!

Se há um site que você vista varias vezes ao dia, deixe a página aberta, pois cada vez que abre o site, descarrega todas as imagens, textos e publicidades disponíveis no mesmo, enquanto se o deixar aberto só descarrega uma vez, passando a descarregar apenas a informação que é actualizada no site.

As actualizações do seu Windows são definitivamente importantes, downloads de gigas e gigas de reparações, mas será que a sua Pen tem tráfego suficiente? O mais provável é que não, então é preferível aprender a lidar com esta situação.

Não desespere, descontraia-se que a equipa Blogtastico pretende ajuda-lo.

Desabilite a transferência automática das actualizações. Aprenda a baixar estas actualizações através do site da Microsoft, podendo assim baixar num espaço internet gratuito e mais tarde instala-las em seu computador, assim poupa tráfego e mantêm o seu Windows actualizado.

Evite sites que usem demasiadas imagens, e como já é sabido grão a grão enche a galinha o papo. Redes sociais são por norma locais muito poderosos, cheios de imagens em alta definição, que chegam a ter megas e megas de tamanho gastando o seu tráfego exageradamente.

Ver vídeos online é a forma mais fácil de gastar o seu tráfego, logo sites como o Youtube não são propriamente recomendados. Mas se ainda assim decidir ver, é preferível fazer logo o download para o seu computador evitando downloads repetidos.

Contudo continua a ser preferível visitar este tipo de site numa internet de tráfego ilimitado.

O Messenger por exemplo, uma aplicação muito usa. Embora o uso simples (a troca de texto) desta aplicação não ser muito consumidor existe a vídeo chamada, que quando usada é uma enorme transferência de dados.

Sabia que a qualidade da Webcam interfere com o tráfego?

Pois é, quanto maior for a resolução da câmara em questão, maior será o envio de dados, somando maior upload para quem tem a melhor webcam, e maior download para quem recebe as imagens dessa mesma webcam.

Agora que começa a pensar, já começa a aperceber-se como é que por tantas vezes a sua Net acaba tão rápido.

A conclusão que se pode concluir é que usando estas pens possuímos imensas limitações visto que os espaços mais usados são os que precisamente são mais consumidores (talvez excepcionando o Messenger, isto é quando nos referimos a conversa (não a troca de ficheiros como imagens, musicas, filmes ou do género)).

Mas existem formas de contornar alguns downloads de sites.

Como?

Simples, usando um navegador eficiente, que lhe traga funcionalidades que o ajudem nesta tarefa.

O Opera, por exemplo, é um navegador que traz alguns recursos bastante interessantes.

Especialmente concebido para ligações lentas traz incorporado um turbo.

Na realidade este turbo não acelera a sua conexão, apenas facilita a sua navegação.

Como já disse acima, tudo que é apresentado é download, o que este turbo faz é reduzir o valor deste download, abrindo as imagens com menor resolução, permitindo-o ter uma navegação económica e mais rápida.

Mas se eu quiser mesmo ver aquela imagem? Ai basta carregar sobre a mesma que este completa a sua leitura.

Este navegador traz ainda consigo a possibilidade de bloquear a leitura automática do flash, esta função acaba com aqueles sites que nos obrigam a ver vídeos e ouvir músicas que não queremos. Como a auto-reprodução é desactiva, nós podemos decidir, quando e como ver/ouvir.

Mas ainda há formas para delimitar o tráfego que deseja gastar.

Pode usar uma aplicação na barra lateral do Windows, que o ajuda a ver quanto download e quanto upload já fez.

Embora não seja uma aplicação desenhada para estas pens, ela consegue fazer a detecção com um pequeno truque, que consiste em activar a aplicação após ter ligado a dita pen.
Por final anote os seus gastos, estipule os seus limites fazendo assim uma gestão eficiente.

Visite o site oficial da aplicação da barra lateral do windows clicando aqui !
Viste o site oficial do Opera clicando aqui !

Tem mais dicas e métodos de como fazer render o seu tráfego?
Deixe-nos as suas opiniões e dicas!
O que acha destas dicas?

2 Respostas to “Sem Net outra vez? Basta!”

  1. Dasilva Julho 16, 2010 às 8:51 am #

    Acontece a muitos!!! é pena mas é a realidade

  2. Ana Julho 16, 2010 às 3:18 pm #

    Um bom artigo…sem sombra de duvida…:) Tudo verdade…a internet proporciona-nos vastas opçoes,logo controlar downloads é sempre complicado,pois a vontade fica acima da racionalidade e por vezes acimas das possibilidades….Pior k isso so msm a publicidade enganosa dessas redes e os contratos k por vezes nao sao o k parecem…menos vantajosos do k aparentam!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: