A Maldição de Hollywood!

14 Jul

montanha de hollywood Devo confessar que não estava para já nos meus planos, abordar este tema, mas como tantas vezes sucede na vida, a actualidade dos factos impõem-se! Estou certo que pela Meca do cinema, haverá demasiadas historias e lendas, que poderão ser tomadas como tal. Mais a que abordaremos hoje aqui, leva já uma longa tradição que parece datar dos longínquos anos 30. E ao que tudo indica, terá tido o seu aparente último, e mais recente episódio, neste presente mês de Julho…

8 De Julho de 2010, os media são alimentados com a “suculenta” noticia, que vêm acompanhada por imagens retiradas de uma sala de tribunal, na qual uma chorosa Lindsay Loahan, é sentenciada a passar 90 dias na cadeia. Por ter aparentemente, violado repetidamente as ordens do tribunal, incorrendo na violação dos indicies de álcool no sangue, que lhe são motorizados pela sua pulseira electrónica. Bem como ter faltado as sessões de reabilitação, as quais se encontrava imposta devido ao uso e consumo, de álcool e drogas. (Estará o nosso leitor espantado, e a interrogar-se sob o facto da nossa primeira incursão por Hollywood, se estar a pautar aparentemente, por tratar de assuntos mais mundanos do que cinéfilos! Descansem, porque não estamos a tentar substituir nenhuma das publicações dedicadas aos escândalos e “futilidades” de Hollywood. E sim antes, enquadrar aquela que parece ser o próximo membro indexado, ao clube dos afectados pela “maldição de Hollywood”!

Lindsay LohanSe não vejamos: Lindsay Lohan destacou-se logo aos 3 anos, quando foi a primeira modelo infantil ruiva, a ser seleccionada para Ford Models. Mais é em 1998, com o filme Pai Para Ti… Mãe Para Mim (no qual desempenha o papel de duas gémeas), que foi catapultada para o estrelato, com apenas 12anos. Seguindo-se, filmes de enorme sucesso nas bilheteiras (Um Dia De Doidos 2003, Giras e Terríveis 2004, Herbie-Prego a fundo 2005), que catapultariam para o top das estrelas teen de Hollywood. Enveredando também por uma carreira na musica (tão comum as estrelas teen de hoje/como as de ontem), a que se seguiu uma incursão no mundo da moda, e as inúmeras solicitações sociais. A medida que ia começando a fazer transição para papéis mais maduros (tendo mesmo entrado num filme de Robert Altman, ao lado de Meryl streep), parece que a sua estrela começou a brilhar menos. E por volta de 2006, começou a ter os primeiros problemas tornados públicos. Hora é aqui neste padrão de acontecimentos e comportamentos, que vamos encontrar a tal ligação à chamada “Maldição de Hollywood”…

“Segundo a qual, todos os actores que desfrutarem de uma fama e estrelato grandiosos enquanto crianças, ou adolescentes. Não a conseguiram depois materializar e perpetuar enquanto actores adultos! Vivendo então, acorrentados a imagem das glorias do passado. Sendo que na sua maioria vivenciam uma vida atribulada, associada a excessos, controvérsia e decadência.”

Eis alguns exemplos de actores, vítimas da maldição

Shirley Temple:Shirley Temple Foi a criança mais fotografada no mundo, e participou em 40 filmes, tendo em 1935 recebido um Óscar simbólico pela sua contribuição para o cinema. Nascida em 1928, e campeã de bilheteiras entre 1935/1938. Foi considerada como a salvadora dos estúdios Fox, e citada por Franklin D. Roosevelt, por”ter feito a América ultrapassar a Grande Depressão com um sorriso.” Não desfrutou no entanto enquanto adulta, do mesmo sucesso como actriz. Retirando-se do cinema em 1949. Para abraçar u ma carreira na política.

Macaulay CulkinMacaulay Culkin: Talvez aquele que nos está mais fresco na memoria, alcançou fama e fortuna com os filmes Sozinho em Casa1 e 2, no inicio da década de 90. Mas desapareceu dos ecrãs desde 1994, altura em que os seus pais disputavam a sua fortuna avaliada em cerca de 17milhões de dólares, no tribunal. (Muito embora tenha afirmado que o seu afastamento do cinema, era voluntário! Retornou a representação em 2003, sem grandes resultados… Já viu porém, o seu nome associado a uma detenção por posse de substâncias ilegais, em 2004.)

Corey Feldman a esquerda e Corey Haim a direitaOs Dois Coreys: Ambos nascidos em 1971, são eles C. Feldman (Gremelins, Os Goonies, Conta Comigo) e C. Haim(A Inocência Do Primeiro Amor, Os Rapazes Da Noite, License to Drive), co-protagonizaram vários filmes juntos, formando na década de 80 um duo, de ídolos teen. Em queda livre a partir dos anos 90, e associados a uma cada vez maior dependência de drogas, tentaram um “come back” com o reality show: The Two Coreys exibido entre 2007/2008. *Corey Haim, vencedor por duas vezes do Young Artist Award (87/89), encontrou infelizmente a 10 de Março deste ano, a morte! Vítima de uma pneumonia em conjugação com problemas cardíacos… Que descanse em Paz. *

Ryan O'neal e a sua filha Tatum O'nealTatum O’neal: “O nosso canto do cisne”, é até a data o actor mais jovem a ganhar um Óscar! Fê-lo, aos 10 anos de idade, como actriz secundária no filme Lua de Papel de 1973, em que contracenava com o seu pai, o também actor Ryan O’neal. (Dos 350mil dólares que passou a cobrar, mais participação nos lucros dos filmes em que entrava. Até ao declínio, foi um ápice. Ficando pelo meio, o sucesso sem sequência do filme de 1985 (Choque mortal), um casamento em 1986 com o tenista John McEnroe, a ligação a Michael Jackson como a sua primeira namorada quando ela tinha   16 anos, em 1979.            E claro, um longo             historial de dependências…)

Concluir, dizendo que há sempre e excepções a regra! Drew Barrymore é disso um bom exemplo (depois de conhecer o estrelato na infância, em filmes como o E.T., atravessou uma pré adolescência e adolescência conturbadas, marcadas pelo abuso de álcool e drogas. Tendo após duas curas, recomposto a sua credibilidade em Hollywood, em filmes campeões de bilheteira, como Os Anjos de Charlie). Mas talvez o maior exemplo de uma carreira bem sucedida, desde a infância até a idade adulta, seja o de Jodie Foster (iniciada aos 3 anos, em anúncios comerciais, seguindo-se vários papeis infantis na TV e no cinema. Tem o seu primeiro grande papel aos 14anos, no filme Taxi Driver, em que desempenha o papel de uma prostituta, que lhe valeu uma nomeação para o Óscar secundário. Tendo ao longo da sua sólida carreira vencido dois Óscares para melhor actriz, em Acusados de 1988, e no Silencio Dos Inocentes de 1991).

Infelizmente nesta equação, elas representam uma gota no oceano, dos actores que sucumbem “A Maldição dos Teen”! Quer esta ocorra pelo deslumbramento dos mesmos, pela engrenagem trituradora do próprio sistema, pelo desencantamento e afastamento dos próprios fãs, que perdem o interesse neles a medida que eles e os ídolos, se vão tornando adultos. Ou ainda, pelo facto de muitas das vezes os pais das estrelas teens, se demitirem dos seus deveres, para passar a fazer parte do “stuff” dos seus filhos. Podemos apenas desejar e torcer, para que eles reencontrem o caminho da felicidade, e que facção o tal desejado come back, bem ao estilo de Hollywood…

Escolhemos para o vídeo da semana, um tributo a Corey Haim.

http://www.youtube.com/v/o7FCAqf_g0Q&hl=pt_PT&fs=1?color1=0x234900&color2=0x4e9e00


Deixamos aqui em jeito de reflexão para todos nós, um apanhado das palavras de Corey Feldman, em entrevista Larry King a quando da morte de Corey Haim :
Devíamos todos parar para pensar, enquanto indústria do Show Business e sociedade, se será correcto elevarmos crianças ao pedestal de astros. E depois quando elas embarcam em comportamentos desviantes, e demonstram estar impreparadas para lidar com a pressão, simplesmente transformarmo-las em alvos de chacota geral. Não devemos contudo atenuar a responsabilidade dos actos destas mesmas crianças e adolescentes… Mas interrogarmo-nos se é correcto enquanto seres humanos, batermos em outro ser humano, quando ele já esta no chão!
É bom ver todo este movimento de pessoas que resolveram prestar o seu tributo a ele, desde os media à indústria, bem como o dos fãs. Mas interrogo-me, onde estavam todos eles nos últimos 12/15 anos quando ele mais precisou deles.

3 Respostas to “A Maldição de Hollywood!”

  1. Ana Julho 15, 2010 às 2:02 am #

    Realmente é um facto curioso…e que por vezes nos passa “ao lado”. se sera uma maldiçao ou nao,nao sei,mas o que e certo e que qdo se esta no topo ninguem acredita k se pode dar uma grd queda…e o k e certo e k elas acontecem…Por isso (com maldiçao ou nao…) o mlhr msm sera ter os dois pes bem assentes na terra…:)

  2. David Ribeiro Julho 15, 2010 às 8:39 pm #

    Fama , sucesso , dinheiro nao combinam com imaturidade

    continuem o bom trab….

    ancioso para ver o proximo post hehehe

  3. Dasilva Julho 16, 2010 às 8:52 am #

    se não me engano existe outra maldição… tal e tal depois de 20 anos morre… ou coisa assim… ja não me lembro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: