WiTricity, por um mundo mais ecológico, desta vez sem cabos!

12 Jul

Witricity vem ai, fundada em 2007 com o objectivo de aprofundar e os estudos realizados por Marin Soljacic que desenvolveu a base teórica para o novo método de transferência de energia sem fios eléctricos em 2005.

A base teórica de Soljacic foi validada experimentalmente em 2007 o que o fez rapidamente tomar a decisão de criar a Witricity. A Witricity visa comercializar este recurso tornando-o um elemento do nosso do dia-a-dia.

As expectativas do projecto são enormes, dadas as grandes vantagens que o acompanham, que por sua vez residem essencialmente na preservação do nosso planeta e na poupança de recursos.

A grande inovação apresentada pelo professor trouxe olhares curiosos, de investidores para ser mais preciso, que apostaram neste projecto que de certo modo ainda é considera arriscado, pois não se consegue prever o desenvolvimento do mesmo nem a sua aceitação no mercado.

Porque falar do projecto agora?

Embora seja um assunto com algum tempo é agora que começamos a falar da primeira cidade digital, logo é um assunto oportuno visto que pode vir a ser implementado na mesma.

http://www.blogtastico.com/wp-content/uploads/2010/07/home_animation_v2.swf

Mas como trabalha?

Segundo as teorias e experiencias de Soljacic se dois equipamentos distintos forem concebidos segundo algumas regras, estes puderam beneficiar do campo magnético um do outro criando assim um campo magnético continuo em vez de dois independentes.

A equipa do professor mostrou como é possível fazer uma transferência de um dispositivo para o outro com alta eficiência com uma ampla distância, demonstrando como pode vir a ser útil uma eventual aplicação deste modo de transferência energética no mundo real.

Esta ligação forte entre os dispositivos de troca de energia através do magnetismo evita potenciais riscos de segurança e de ineficiência que é frequentemente associada com a energia electromagnética irradiada.

O cenário usado para a demonstração foi acender uma lâmpada de 60watts a uma distância de 2 metros.

Os resultados foram tão impressionantes que foram publicados na revista Science em Julho de 2007.

A maior conclusão que se pode retirar desta experiencia não é de que é possível iluminar uma lâmpada, mas sim o facto de ter validado modelos teóricos de como os próprios fios de energia eléctrica são afectados pela geometria, distancia e propriedades eléctricas dos dispositivos.

E a ecologia, existe mesmo?

Presume-se uma enorme poupança, pois menos cabos necessários, menos matérias-primas usadas, sobre saindo-se o cobre e o petróleo.

O menor uso de baterias, diminuindo o numero de químicos perigosos ao ambiente, tais como o Li(lítio).

Entre outros recursos circundantes as tecnologias em geral.

E como fica Marin Soljacic no fim desta história?

Soljacic entra nas chamadas 7 quintas, pois alem da atenção que recebeu pelos media da área da tecnologia  foi reconhecido com um MacArthur Fellowship (também conhecido como “Genius Grant”) em Setembro de 2008, concedido pela Fundação John D. e Catherine T. MacArthur Foundation.

Este ainda foi reconhecido como um dos “Top 10 das tecnologias emergentes em 2008 ” pela Technology Review, “100 Melhores Histórias da Ciência de 2007” pela Discover Magazine e ainda foi citado no The New York Times Magazine: “O Ano em Idéias – 2007. “


Agora questões que qualquer utilizador pode e deve fazer!

Certamente que é um grande passo nas inovações tecnológicas, mas será que é uma tecnologia de se fiar?

Tantas vezes ouvimos e lemos sobre postes de alta tensão que causam doenças devido a campos magnéticos intensos (cancro na sua maior parte das vezes).
Como será agora, que os campos iram circundar-nos em todo lado a todo instante?
Os telemóveis, computadores, redes wireless já são sistemas apontados como problemas.
A verdade é que quando se trata destes temas, há uma grande divisão.

Especialistas que afirmam que faz mal, outros que negam. E você, o que tem a dizer?

O que acha sobre o uso desta aplicação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: