O look do Cinema!

7 Jul

inside lookBoa pergunta diria eu! O que seria para cada um de nós, esse tal look? Primeiro deixem-me que vos enquadre, naquilo que eu entendo ser, o look dos filmes…

Hora nada mais, nada menos que o estilo visual dos filmes. Algo que por norma nos escapa ao inicio, mas que a medida que nos apaixonamos por esta arte, e começamos a olhar para os filmes como um todo. E não apenas como uma sequência de imagens e sons, que pretendem contar-nos uma história. Passando a prestar a atenção, ao argumento, a riqueza das falas, da banda sonora, dos desempenhos, e entre outras coisas a fotografia do mesmo. Que no final será a grande responsável pelo estio visual, adoptado pelo filme (o tal look!)

Revelado o nosso tema desta semana (a fotografia dos filmes), passemos a uma breve introdução ao seu mundo e dos directores de fotografia. Mas antes deixem que vos diga, o que me levou a escolher este tema, esta semana: aparte toda a sua relevância, quer estética e artístico, na concepção de um filme (algo sob o qual, julgo estarmos todos de acordo). Houve algo a pesar ainda mais na balança, que foi a era do digital, na qual nos encontramos! Se é certo que, já não podemos desfrutar dos majestosos “cinemascope” do passado, temos por outro lado o digital e até o 3D nas actuais salas… Mas é sobretudo nos nossos lares, que passamos a deter melhor qualidade, em comparação com o passado. (Para desfrutar-mos da magnífica fotografia de muitos filmes, tirando assim o melhor partido dos nossos Lcd´s, plasmas, ou leds.)


Do filme days of heaven

De volta a introdução: Dizendo apenas que, são os directores de fotografia os responsáveis por transmitir a película, às ideias e os tons fílmicos, sob os quais o realizador escolheu contar a sua história. Imprimindo as mesmas, o “Look” padrão, que julgam melhor as servir… (Estando ao seu cargo, a escolha, bem como a direcção de utilização, das câmaras de filmar, lentes, filtros e a iluminação do set.)

Chegados finalmente a parte mais suculenta do tema, ou seja os filmes que desde logo se destacaram ao longo dos anos pela sua fotografia: dizer que encontramos exemplos em todos os géneros cinematográficos, mas que são sobretudo os épicos de toda ordem (medievais, de guerra, westerns, biográficos, e os dramas de época) que por norma mais se destacam. Eis alguns exemplos: E Tudo O Vento Levou, Danças Com Os Lobos, Apocalipse Now, O Sr. Dos Aneis, Tess, Bonie & Clyde, Um Americano Em Paris…

De realçar também, as frutuosas colaborações entre alguns realizadores e directores de fotografia: Desde logo a de Ingmar Bergman, com Sven Nykvist; David Lean e Freddie Young (Lawrence da Arábia/Doutor Jivago) Steven Spillberg e Janus Kaminski (A Lista De Schindler/O Resgate Do Soldado Ryan.) SobrandoEduardo Serra no set ainda espaço para citar nomes como: Vitorio Storaro, Néstor Almendros, ou Robert Richardson, sem esquecer Eduardo Serra (Talvez o nosso nome mais distinguível, do ponto de vista técnico em Hollywood. É o responsável pela fotografia de filmes, tais como: Diamante de Sangue, “O Protegido/Unbreakble”, Tango, O Delfim, Rue Des Plaisirs, Rapariga com o Brinco de Pérola e “As Asas do Amor/The Wings of the Dove”. Tendo sido nomeado para o Óscar por estes dois últimos, e vencido o Bafta pelo ultimo em 1997). Estando correntemente a trabalhar nos dois últimos episódios, da saga Harry Potter.

Tabela

* Escolhemos Conrad Hall, vencedor de dois Óscares na última década, para demonstrar aqui um exemplo de excelência na fotografia.

http://www.youtube.com/v/IK7hBG4xQhQ&hl=pt_PT&fs=1?color1=0x234900&color2=0x4e9e00

Curiosidade: Entre a década de 40, após aparecimento do cinema a cores, e até finais da década 60. Hollywood entregava um Óscar para melhor fotografia a cores, e outro para o preto e branco, 1962: (The Husler, P&b) e (Westside Story, cor!)

Deixem os vossos comentários, e enumerem alguns dos filmes da vossa preferência, no que toca a fotografia.

Uma resposta to “O look do Cinema!”

  1. carlos Julho 8, 2010 às 11:53 am #

    Artigo muito esclarecedor. Nem sabia que havia um português como o Eduardo Serra. Pelo que consta, participou em grandes projectos. Mais uma vez Portugal esquece-se de mostrar as suas mais valias.

    Bom trabalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: