No tempo dos vampiros!

29 Jun

Dei comigo um pouco indecisodentes de vampiro sobre o que devia escrever, neste primeiro artigo! E não obstante os múltiplos ângulos de abordagem “citados na minha mensagem de apresentação”, pelos quais poderia optar. Pareceu-me oportuno e sensato, começar por um filme propriamente dito. Mas se esta escolha impôs-se naturalmente, a seguinte revelou-se um verdadeiro quebra-cabeças! Qual seria o filme a escolher?

Se por um lado possuía a meu dispor um grande manancial de clássicos, bem como um bom par de filmes que por me dizerem algo em particular, gostaria de os poder abordar aqui. Por outro, gostava de poder incidir sob algum filme da actualidade… E foi nesse momento que esbarrei no facto deste verão, estar a ser um pouco pobre, no que toca a filmes. Que possam distinguir-se de alguma forma, quer pela qualidade, impacto, ou até em termos de box office! E nem mesmo os “blockbusters”, que por esta altura é costume dominarem as preferências, estão a ter um ano profícuo. (Tomemos por exemplo, 2 dos mais reportados que até a data já se estriaram entre nós: Homem de Ferro2 e Robin Hood. Se é certo que H.ferro2 até teve um bom pecúlio, e não defraudo os fãs do género. Também é certo que não suplantou o primeiro da saga, e certamente não conseguiu agradar de igual forma, as franjas do público não afecto ao “comics”, como tão bem havia feito o seu predecessor. Já Robin Hood, pautou-se por um monumental nim! Ninguém diz que é mau, mais também não deslumbra, e sobretudo não trás nada de novo, a não ser uma visão da figura de R.Hood, menos romanceada. Sendo que nem financeiramente, se poderá gabar de grandes feitos…)

Resolvi portanto, focar-me num dos blockbusters mais aguardados do ano, e ainda por estriar. O terceiro filme da saga Twilight! Ainda que não propriamente como objecto deste artigo, mas sim tirando partido da proximidade da sua estreia e toda expectativa gerada pela mesma. Para atrair a vossa atenção, para outro filme dentro do mesmo género (e por género, refiro-me aos filmes de vampiros, que deverá ser a única coisa em comum que ambos os filmes comungam).

Capa Filme Deixa me entrarFeito o devido suspense, vamos ao filme que vos trago para estreia: o surpreendente Deixa-Me Entrar «Let The Right One In».

Esta notável obra nórdica de “Tomas Alfredson” estreada em 2008, e que esta disponível em DvD entre nós, desde finais de 2009. Não será com certeza desconhecida da maioria dos amantes de cinema, mas devido a sua qualidade e relevância, julgo ser merecedora, “de se deixar descobrir pela mais ampla audiência possível “. Daí ter ignorado o facto de datar de 2008, e preferir aproveitar a actualidade do tema para o destacar!

Esperam-nos aqui, não os vampirosflamboyants” com ar de estrela rock (bem ao estilo de crepúsculo ou de entrevista com o vampiro), que por norma Hollywood ajudou a povoar no nosso imaginário. Mas antes alguém, que a parte o seu tom pálido, não se revestem de mais nem uma áurea que os distinga do comum dos mortais. Sendo porem, que estes assumem os seus inerentes instintos amorais, sem qualquer reflexo de auto-coerção, restrição nos seus apetites, ou de auto-flagelação. Versando o filme numa sucessão de situações, que apresentam-se imorais aos olhos de um humano, mas não do ponto de vista de um vampiro. Permitindo que o filme, como que oscile entre a delicadeza de um conto de “Hans Christian Andersen”, e voracidade de uma obra de “Edgar Allan Poe “.

Sendo também digno de realce, em jeito de rodapé (o facto da narrativa, abarcar uma versatilidade de subtemas próprios do social actual, tais como: bulling, solidão, e a parental idade no seu geral).

http://www.youtube.com/v/NcTySb5zwqI&hl=pt_PT&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00&hd=1

.text-blue-wrapper{background-color:#61a0d5;} .text-yellow-wrapper{background-color:#e6f30f;} .untherstyle{}

3 Respostas to “No tempo dos vampiros!”

  1. David Ribeiro Julho 15, 2010 às 8:36 pm #

    Excelente filme

    excelente artigo

    bom trabalho

  2. Rita Agosto 31, 2010 às 12:43 am #

    Gostei imenso deste artigo, foi uma excelente pesquisa e uma analise da informação muito boa… parece ser um filme de suspense… espero mais artigos desta dimensão e categoria.

    Continuação de bom trabalho.

  3. daniel baptista Setembro 1, 2010 às 3:36 pm #

    Olá Rita! Antes de mais gostaria de agradecer em nome da equipa do Blogtástico o comentário. É sempre bom termos o “feedback”, de quem nos lê. Depois pela parte que me toca, agradecer as palavras elogiosas e encorajadoras, com a promessa de tudo fazer para não defraudar as expectativas.
    Bons filmes:)!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: