Microsoft BarrelFish

2 Jun

MS ReaserchNos dias que correm é dificílimo falarmos de um computador sem nos recordarmos da grande empresa que é a Microsoft, mas mais difícil ainda é não mencionarmos o sistema operativo.

O Windows é o sistema operativo mais utilizado pelo mundo fora já tem o seu espaço no mercado, mas quando se fala no SO que esta a ser desenvolvido pela Google repensa-se a situação da Microsoft.

E surge a questão, será que continuara a ser o líder?

O SO da Google pretende mudar a forma de usar o computador, criando o conceito de que não necessitamos de um programa para cada tarefa quando na realidade só usamos um browser para aceder a internet, a Google quer mostrar que o verdadeiro potencial da internet ainda esta por revelar.

O mercado informático é muito competitivo e como tal os restantes grupos desenvolvedores de software também tem trabalhado a procura da inovação.

Vamos então aqui falar de um projecto que Google SO logoainda encontra-se sobre pesquisa mas que também promete um grande impacto, mudando de certa forma a maneira que usamos o computador.

A Microsoft possui vários centros de pesquisa, estes são os berços dos softwares disponibilizados, quem diz Microsoft diz outras empresas, mas como o projecto Barrelfish pertence ao grupo Microsoft, ficaremos pelo mesmo.

O projecto Barrelfish é extremamente ambicioso, embora este não tentar mudar o formato conhecido Windows na versão do utilizador tenciona mudar imenso no lado do desenvolvedor.

Mas afinal o que vai mudar?

Ora bem, hoje em dia os computadores possuem processadores com capacidades surpreendentes.

processadorComo sabem os processadores são como se fossem os cérebros dos nossos computadores.

Já houve alturas que eram fracos e lentos a calcular, contudo os sistemas tem sido aperfeiçoados e as melhorias estão a vista, estes processadores possuem núcleos. O papel dos núcleos, os núcleos é onde se passa tudo e mais alguma coisa, é o local das decisões importantes, desde o que é que sai, o que vai ser apresentado até o resultado final. O que é certo é que o crescimento desde mini circuito integrado envolve exactamente a combinação de vários núcleos, permitindo o aumento da velocidade e a diminuição do tempo de resposta.

Os programas até agora não usam muito bem esta tecnologia multicore, mas já usam de uma forma que aumenta de facto de uma forma significativa a velocidade dos processos contudo ainda poderia ser melhorado.

Traduzindo para miúdos os programas actualmente usam os cores (núcleos do processador) da seguinte forma:

Supondo que, temos uma tabela de números, e, cada numero dessa tabela corresponde a uma determinada letra.

Exemplo:

1=A

2=B

3=C

Por ai fora.

E que existem duas contas para chegarmos aos números que irão forma uma palavra.

O processador pega nas contas e separa, este núcleo trata desta conta e o outro trata da outra.

Isto permite que o processo seja mais rápido, mas para termos a palavra necessitamos dos resultados das duas contas. E como o processador não vai calcular apenas as contas respectivas a palavras, mas sim todas as contas de todos os programas, ainda demora um tempo significativo.

O que o SO Barrelfish esta a tentar fazer é criar a capacidade de abrir um programa em cada núcleo, o que faz que o programa em si diminua mais ainda o seu tempo de resposta, pois já não necessita de calcular 10 alíneas antes de manipular a conta correspondente a acção do utilizador e outras 10 alíneas para mostrar essa mesma acção no monitor.

Enfim muito sobre este SO ainda se encontra no segredo dos deuses, visto que a Microsoft só tem uma a duas zonas oficiais a falarem sobre este projecto. Mas cá estaremos para assistir a grande luta Google – Microsoft ou quem sabe o Linux nos surpreenda e entre na luta.

Gostaria de saber mais detalhes técnicos sobre estes ou outros softwares?

Tem sugestões ou um artigo que gostaria de ver publicado no espaço Blogtastico?

Quer participar nesta equipa?

Contacte-nos, teremos todo gosto em ajuda-lo(a).

Aproveite se ainda não subscreveu ao nosso RSS FEED para o fazer, é gratuito e é um incentivo para nós.

Obrigado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: