Distinção entre hacker e cracker!

28 Maio

O que eu irei apresentarnet é a distinção entre o nome hacker e cracker.
Mas para que a distinção seja bem-feita, é necessário saber um pouco da sua origem. A palavra hacker é derivada do termo, to hack.

Mas então o que realmente significa?

Etimologicamente está relacionado ao verbo cortar nas línguas germânicas. Contudo quando começou a dar-se uso deste termo na informática, foi com o significado original, o do acto de cortar, começando a ser utilizado nas alterações que se faziam nas primeiras máquinas, como as PDP-1, ISTmachines, entre outras, com cortes e pequenos acrescentos nas mesmas.

O termo desenvolveu-se vindo a ser associado ao ato de modificar ou inventar algo para realizar funcionalidades que não as originais. Sendo assim as actividades criativas e originais de um inventor ou pintor seriam o equivalente de hacking. “Hackear” na língua portuguesa. Sendo assim hacker o nome atribuído ao individuo que tem esta capacidade de criação ou alteração, individuo dotado de um conhecimento vasto de uma determinada área.

Já o termo cracker, foi criado pelos hackers. Porque? Com o passar do tempo, e, como o termo era atribuído essencialmente com esta conotação aos programadores, ou pessoas ligadas ao ramo da informática, os media começaram a fazer uso do termo hacker para noticiar crimes cibernéticos como roubos de contas bancárias, ou roubo de identidade entre outros. Para que isto não afectasse todos aqueles a que lhes é atribuída a conotação de hackers foi criado o termo de cracker que consiste a caracterização de um individuo que faz este tipo de acções maliciosas, ou quando altera um sistema, não é no intuito de melhora-lo mas sim de retirar o que lhe interessa sem se preocupar com o estado final em que vai deixar o mesmo. Como se os meios justificam os fins, sendo então apenas criativos para a quebra de sistemas. Por de traz disto tudo existem diversas culturas éticas que os ordenam no mundo cibernético. Sendo a estes atribuído os termos de white hat, gray hat, black hat, red hat entre muitos outros, com diversas subcategorias.

Para saber mais sobre: white hat, gray hat, black hat e red hat, comente e a equipa Blogtastico terá todo o prazer em informa-lo mais sobre estas diferentes formas de viver no mundo cybernetico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: