O teu DualShock2 na PS3!

18 Maio

Todos os amantes da serie de consolas PS tem consciência de que sem um bom comando a sensação do jogo éComandos+Adaptador completamente diferente. A grande empresa que é a Sony nunca deixou de ter vista para o mercado e cada vez que cria um comando, uma consola ou um aparelho electrónico tem sempre tendência a inovar, contudo nem sempre os preços são os mais acessíveis, o que leva a muitos desistirem da sua compra.

Hoje em dia um comando da Playstation original da Sony custa quase o mesmo que na altura que foi lançado. Então a equipa Blogtastico pensou como poderia dar o seu contributo de modo a que os seus leitores pudessem poupar dinheiro.

O hábito de jogar com os famosos comandos da Playstation era tanto que diversas marcas decidiram apostar em criar adaptadores que possibilitassem jogar em outras consolas com os comandos da Sony, quer para outras consolas assim como para computadores. Como sabem uma das portas de acessórios mais usada nos computadores é a chamada porta USB.

Com a evolução das consolas foi impensável não haver a inserção das mesmas portas nas consolas visto que possuem uma rapidez considerável de dados e simplicidade no seu sistema permitindo uma maior compatibilidade com os diversos dispositivos.

A playstation 3 não é excepção quanto as portas USB, visto que já a sua precedente já as possuía.

Após efectuado o teste foi comprovado que o sistema da PS3 é capaz de reconhecer o adaptador existente de comandos da PS2 para PC o que significa que podemos adquirir um para usa-lo na nossa PS3.

Onde Comprar um adaptador destes?

Esta é a parte mais interessante, qualquer ponto de venda de material electrónico que possua estes adaptadores serve, desde que as suas entradas sejam as de PS – USB.

Que desvantagens tenho em usar um comando da PS2 na PS3?

O uso do comando da PS2 na PS3 só tem relevância se o jogo em questão fizer uso da função Sixaxis ou em caso de necessitar dirigir-se ao menu de sistema da consola visto que este não possui o novo botão central que foi introduzido na gama de comandos da PS3.

Que problemas poderei encontrar?

Na maioria das vezes estes adaptadores contêm duas entradas, ou seja permitem a ligação de dois comandos e como a PS3 têm a função de reconhecimento de comandos se possuir um comando que esta adjudicado como jogador 1 e for adjudicado como jogador 2 o comando ligado ao adaptador não faz a transição automática para o jogador 1, terá de ser desligado da consola e voltado a ligar. Um inconveniente nu lugar de uma diferença de 30euros, visto que os comandos originais da Sony da PS2 custam cerca de 30E e os da PS3 custam 60-70E.

Haverá certamente muita gente a comentar de que existe um comando Sixaxis a venda por 40E que apenas não tem a vibração, encontrada nos Dualshock2 e Dualshock3.

Mas Afinal o que significa Dualshock nos comandos?

Como todos artigos que saem é necessário um nome que os identifique, e apesar de serem todos comandos possuem sistemas ligeiramente diferentes dai então terem modelos diferentes.

Então em Que se diferem?

A Playstation teve diversos comandos, o primeiro de todos era o simples eCMDO-PS1 regular, continha as setas, os botões de acesso a menus “select” e “start” os de acções como o “triângulo”, “quadrado”, “circulo”, “X”, “R1”, “L2”, “R2”, “L3”. O que é certo é que as plataformas de jogos cresceram e houve necessidade de criar mais botões, então saiu o primeiro Dualshock, este já trazia os chamados analógicos, estes analógicos inovaram a forma de movimentarmos as personagens dentro dos jogos, foi inicialmente introduzido no Japão no fim do ano de 1997 e lançado na América 1998 alcançando um enorme sucesso, este facilitava imenso o uso das diagonais pois era um controlador capaz de fornecer reacção baseado na acção da imagem apresentada pelo jogo, mudando o seu sentido de orientação ou seja se virarmos a nossa personagem para traz essa passa a ser a nossa frente o que nos permite um controlo mais uniforme. As suas inovações não param por ai, este também trazia a funcionalidade de a premir o analógico esquerdo activando a tecla L3 e o direito R3 assim como a funcionalidade de vibração.

1º DualShock
Mais tarde surgiu o Dualshock2Dualshock2 e muita gente desconhece a diferença entre o 1 do 2 mas na realidade elas são imensas. O Dualshock2 não é só mais leve assim como também os analógicos são perceptivelmente mais firmes e rígidos, para movimentos mais exactos, esta transição foi importante, permitiu aos jogos terem acções mais reais e dando uma maior sensação de realismo ao jogador.

A nível de sistema o Dualshock2 também apresenta mudanças significativas, é que todos os botões (menos os botões Select, Start, modo Analog, L3 e R3), são lidos como valores analógicos. Ou seja, em vez de o botão apenas indicar que está a ser pressionado ou não, também indica a pressão exercida sobre ele mais uma vez aumentado a percepção das acções e dando maior intensidade aos jogos.

Recentemente foi lançado o “ultimate” dos comandos, foi em 2007 que a Tokyo Game Show 2007, fez o anúncio do DualShock3dualshock3 para a PS3 que incorpora a tecnologia Wireless ou seja a capacidade de funcionar sem fios, trazendo um design não muito diferente dos seus precedentes, traz apenas a eliminação do antigo “select” e “start” e a inserção do Botão Playstation. A inexistência de fios no comando permitiu que fossem inseridos sensores de movimento dando ao utilizador a possibilidade de criar acções dentro jogo com os seus movimentos reais. Os EUA e a Europa só conheceram este comando em 17 de Abril de 2008 com a saída da Playstation de 80gigas.

E estas são as principais diferenças entre os diversos modelos de comandos da Playstation.

Se ainda ficaram dúvidas, não hesite em comentar, criticar, a equipa Blogtastico terá todo o gosto em ajudar-lhe com qualquer tema. Se gostou de também teremos todo o prazer de sabermos que o ajudamos para fortalecer a nossa vontade de lhe transmitir informação. Grato pela atenção.

Uma resposta to “O teu DualShock2 na PS3!”

  1. sasa Maio 29, 2010 às 1:33 am #

    tirou a minha duvida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: